Partido Socialista vence de novo em Portugal, indicam pesquisas

0
24

De acordo com pesquisas de boca de urna, o Partido Socialista do primeiro-ministro António Costa venceu as eleições gerais deste domingo (6) em Portugal. O partido recebeu entre 34% e 39% dos votos, enquanto os oposicionistas do Partido Social Democrata receberam de 27% a 31%. Levantamento foi feito pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

António já governa há quatro anos em uma coalizão de esquerda apelidada de “Geringonça”. Ele é conhecido por ter colocado as contas deficitárias do país em ordem depois de um período de austeridade, quando Portugal precisou receber um empréstimo internacional.

Com os números estimados pela pesquisa, a agremiação deve conseguir entre 100 e 117 cadeiras no Parlamento de 230 lugares. Para formar uma maioria absoluta, são necessárias 116 cadeiras. Para os socialistas, desde o princípio da campanha, nestas eleições não se jogava pela vitória ou a derrota, mas sim, a maioria parlamentar ou não.

A congressista Ana Catarina, do Partido Socialista, afirmou que a eleição deste domingo foi uma “grande vitória” e que irá tentar formar um governo estável para a próxima legislatura.