Morre aos 87 anos escritor Gabriel García Marquez

0
244

O escritor colombiano Gabriel García Marquez faleceu na tarde desta quinta-feira (17). Ele nasceu em 6 de março de 1927 na cidade de Aracata. Gabriel García Marques enfrentavaa um novo câncer em fase de metástase, que se espalhou pelos pulmões e fígado. O autor de “Cem Anos de Solidão” recebia tratamento paliativo em sua casa, na Cidade do México, onde morava há mais de uma década.

Foi decisão do próprio, que também sofre de Alzheimer, não se submeter ao tratamento contra o câncer, por causa da idade avançada. No último mês, ele já havia sido internado para tratamento contra pneumonia e tinha recebido alta na última terça-feira (8).

A primeira edição de “Cem Anos de Solidão” saiu em maio de 1967, publicada pela editora Sudamericana em Buenos Aires. Desde então, o livro foi traduzido para 35 idiomas, vendendo milhões de exemplares. A obra será lançada na internet pela editora digital Leer (leer.es) em colaboração com a Ramdom House Mondadori, editora que possui os direitos autorais do título em papel impresso.

Nascido em 1927, em Aracataca, litoral caribenho da Colômbia, Gabriel García Marquez, também conhecido como Gabo, se mudou para o México e viveu no país por mais de uma década. Depois de ter enfrentado uma grave doença, em 2008, parou de escrever novas obras.

O presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos, também lamentou a morte do escritor pelo Twitter. Só que cometendo uma gafe: o político confundiu o livro ‘Cem anos de solidão’ e escreveu ‘Mil anos de solidão’. “Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos. Solidariedade e condolências à família”, escreveu.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.