Delegado da PF será o novo presidente do Inep, responsável pelo Enem

0
90

FORUM – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável por estatísticas e avaliações da educação e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será comandado pelo delegado da Polícia Federal (PF), Elmer Coelho Vicenzi.

A escolha foi uma das primeiras medidas do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub. A nomeação deve ser formalizada nos próximos dias.

Sem experiência na área de educação, Weintraub escolheu para os principais postos de secretários e auxiliares uma equipe distante dos temas educacionais, assim como ele, com perfil de gestão.

Vicenzi é delegado da PF e foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Graduado em Direito, é especialista em direito penal e em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública. Foi professor da Academia Nacional de Polícia.

O Inep está sem presidente desde 26 de março, quando Ricardo Vélez Rodríguez, ex-ministro da Educação, exonerou Marcus Vinicius Rodrigues. O colombiano havia responsabilizado o então comandante do órgão pela suspensão da prova de alfabetização de 2019, medida tornada sem efeito depois da repercussão negativa.

Desafio

A viabilização do Enem é o principal desafio do Inep. A gráfica RR Donnelley, que desde 2009 imprime as provas, informou que está em processo falimentar.

As inscrições para o Enem acontecem entre 6 e 17 de maio e as provas, em 3 e 10 de novembro. Em 2018, o Enem recebeu 5,5 milhões de inscrições.